A Cirurgia Oral é a área da medicina dentária que se ocupa do tratamento cirúrgico das estruturas relacionadas com a cavidade oral. As extrações dentárias são os atos cirúrgicos mais comuns, envolvendo dentes que não podem ser mantidos, devido a cárie extensa, fratura radicular ou perda de suporte ósseo.
DENTES INCLUSOS
Os dentes inclusos são dentes que não erupcionam, ficando retidos nos ossos maxilares. Os terceiros molares, vulgarmente conhecidos por dentes do siso, são os dentes que mais frequentemente se encontram inclusos. Como são os últimos dentes a erupcionar, muitas vezes, por falta de espaço, permanecem no interior dos maxilares. Por isso, o facto de não estarem visíveis na arcada dentária não significa que os sisos não estejam presentes, podendo estar impactados no osso.
Deste modo, deverá ser feito um cuidadoso exame clínico e radiográfico para avaliar a presença e posicionamento dos dentes do siso, bem como a eventual indicação para a sua extração cirúrgica, por forma a prevenir complicações futuras, como a destruição dos dentes adjacentes, o desenvolvimento de infeções ou a formação de quistos, entre outras.
Os caninos também se podem apresentar inclusos, por impactação no maxilar superior ou na mandíbula. Nestes casos, dada a importância destes dentes para a estabilidade e equilíbrio funcional dos maxilares, deverá ser avaliada a possibilidade de fazer a sua tração ortodôntica, isto é, a exposição e reposicionamento correto na arcada dentária, evitando a sua extração.